sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Língua áspera dos gatos


A língua dos gatos é longa e flexível. Possui uma superfície áspera que é constituída por centenas de pequenas saliências inclinadas - filamentos finíssimos (como demonstra a figura abaixo), chamados de papilas. Essas papilas, no entanto, não têm função gustativa, ou seja, não perceberem o gosto dos alimentos.
      Estes filamentos que cobrem a língua dos felinos são úteis para inúmeras tarefas, como:

 - retirar a carne dos ossos de suas presas (principalmente felinos grandes que necessitam caçar, como leões, tigres, etc);
     - lavar, pentear e alisar a pelagem.
     - secar pêlos molhados.
     Além destas papilas, os felinos possuem na base,  ponta  e  lados  da língua do gato existem outras papilas que exercem a função gustativa permitindo  que  o felino perceba o gosto dos alimentos.

Os gatos costumam ser mais exigentes para comer do que os demais animais domésticos, não compartilhando tão bem como o cão a comida dos humanos. E isto acontece porque as papilas gustativas, responsáveis pelo seu paladar, são diferentes.

Caneca de gato!


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Luna - Sailor Moon


É a gata que Serena encontra no primeiro episódio. Havia um selo na testa dela tapando o símbolo de Lua e inibindo seus poderes. Serena tirou o selo e depois de se encontrar novamente com a gata, descobriu que ela falava e ela entregou a Serena o broche de transformação, para que fosse possível transformá-la em Sailor Moon. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Angorá



O Angorá é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.

Trata-se de um gato dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um animal inteligente e carinhoso.
Os exemplares da raça Angorá tem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga.

As únicas cores não aceitas para a raça são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.


domingo, 8 de abril de 2012

American Shorthair


O american shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspéctos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.

Os olhos do american shorthair são grandes e amendoados, brilhanes e alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.

A pelagem do american shorthair é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.


Feliz Páscoa!


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Coitado!


Abissínio


De origem indiana, o abissínio é um gato  ativo, ágil, independente, tímido e inteligente. O abissínio aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A marcação da pelagem do abissínio, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada".
O Abissínio gosta e precisa de exercício diário, seja fora de casa ou até mesmo em espaços menores, desde que possa exercitar-se regularmente.

Caso precise permanecer muito tempo em ambientes pequenos, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Que fofo!


British Shorthair


O british shorthair é, provavelmente a mais antiga raça de gato da Inglaterra.

São excelentes  companheiros para toda a família. São tímidos, amistosos e muito afetuosos.

É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.
A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

O british shorthair uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspéctos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Brazilian shorthair


O brazilian shorthair, ou pelo curto brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).

A raça brazilian shorthair foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo o seu próprio padrão.
O corpo do brazilian shorthair é de tamanho médio, bem proporcionado, musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo. A cabeça do brazilian shorthair tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem.


Conheça a emocionante história de uma gatinha que foi salva da eutanásia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bengal



O bengal é uma raça relativamente recente, descendente direto do leopardo asiático, ou gato-leopardo. O leopardo asiático é um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia.

O bengal é um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. A cabeça da raça bengal é realtivamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados.

As orelhas tem tamanho pequeno, são arredondadas na ponta e pontiagudas. Os olhos do bengal são grandes, ligeiramente oblíquos e tem formato ovalado. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro.

A cauda do bengal apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa.